terça-feira, 13 de novembro de 2012

Histórias de Gatos

Ontem à noite acendi a lareira e como é hábito cada um instala-se à sua volta. A Fatita no computador, eu a ler e os nossos gatos, um no colo, outro aos pés e a duquesa ao meu lado no sofá. Quando nos fomos deitar havia um magnifico braseiro que eles aproveitaram até altas horas da noite. Até aqui tudo tranquilo. A agitação começa de madrugada quando a temperatura começa a baixar. Um a um vêm para cima da cama e introduzem-se no cobertor que temos aos pés para os tapar. Como durmo virado para o lado direito, há sempre um que se vem instalar nas minhas costas. Para isso vem lentamente, senta-se para saber se estou acordado e a dar pela sua presença e se não for esse o caso, duas escavadelas fazem o efeito desejado. Acordo, levanto a ponta do cobertor e lá vai ele, só um se instala nestas condições, o primeiro que chegar, os outros terão de ficar no cobertor dos pés. Esta madrugada deve ter sido o Kikas o primeiro que se instalou, o que não é normal, pois enquanto os outros dois anunciam a sua chegada com alguma suavidade o Kikas é um estapafurdio. Chega, passa por cima de nós, vai às minhas costas  faz uma grande escavadela, entra sem esperar que eu levante o cobertor e instala-se bem encostado. Antes que outro lhe passe a perna hoje foi a vez dele. Com o tempo vamos sabendo a forma como cada um reage às situações. A duquesa quando eu me mexo na cama fica na mesma, se eu quiser espaço tenho de a empurrar, o pinotes sai com  relutância depois de alguma insistência, hoje o que lá estava saiu rapidamente quando alterei a minha posição. Quem tem gatos sabe do que estou escrevendo. São todos diferentes, como nós, cada um tem a sua personalidade, a sua forma de estar e de se manifestar, compete-nos a nós descobrir e decifrar as suas reacções. São felinos muito inteligentes.

Um comentário:

  1. Está muito bem escrito e engraçado. Como tenho 5 gatos também sei do que fala. Realmente todos tem personalidades diferentes.

    ResponderExcluir